terça-feira, 12 de junho de 2012

Repositórios educacionais de material multimídia


Uma das dificuldades encontradas nas escolas e a dificuldade de leitura e interpretação em todos os âmbitos e disciplinas. Mas por outro lado, cabe-nos refletir a nossa posição e exigimento em interpretarmos textos determinados pelo professor, sendo que ás vezes o próprio educando não sabe interpretar o mundo em que o mesmo se encontra. Coisas simples não são familiarizadas com os mesmos, agora, nós queremos que eles entendam o que é signo linguísticos, e olha que muitos não sabem identificar e entender muitos.
Nós enquanto professores de Língua Portuguesa empregamos a situação pela falta do hábito a leitura, muitos estudos comprovam que pais leitores terão filhos apreciadores de livros. Será que este problema, o culpado são os pais? Ou podemos enquanto educadores influenciar de forma significativa esta situação? Claro que sim, não temos obrigação de torná-los leitores, mas nossa missão é fazer nossos alunos a apreciar uma boa leitura, a deixar de ler inocentemente, e passar a ser leitores críticos, lendo linhas e entrelinhas. Refletir sobre situações de sua vivência, tanto aspectos sociais, econômicos, políticos, etc. Ser formadores de opinião.
Um dos meios de incentivo a leitura de mundo, observando fatos simples e significativos para si, aprender a fazer leitura de mundo, é a utilização de mídia. Através dela viajamos no tempo, cultura, lugar. Levando o aluno a refletir sua realidade sobre as outras através dessa viajem.
Nós temos a responsabilidade ao decidirmos exercer este papel educacional, mas também não somos perfeitos, estamos em processo de formação assim como nossos alunos, como diz Paulo Freire “seja parte integrante do aprender a aprender”, para o aprender a fazer (Célestien Freinet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário