terça-feira, 12 de junho de 2012

Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas.


Nossa!!! Muito interessante poder assistir vários vídeos de experiências em sala de aula. Vídeos registrando atividades diversas, unindo a teoria com a prática. Tornando a teoria mais prazerosa, contagiando todos os alunos a participar das atividades propostas pelos professores.
Trabalhos com vídeos podem fazer inúmeras leituras e interpretações de cenas, assuntos, conteúdos, imagens, linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo; com molduras podem externar manualmente os conhecimentos de mundo; jornal na escola é um meio interacionista e motivador, levando os alunos a leitura, escrita e interpretação;  com a rádio na escola podem desenvolver aspectos sensoriais, interpretativos, dinamizando produções orais e escrita; etc. são ideias interessantes para motivar os alunos a leitura, interpretação e escrita, já que estas são umas das maiores dificuldades detectadas em nossos alunos. Ideias estimulantes que proporcionarão a interação/ socialização dos alunos.
São coisas simples, antiga que podemos inovar e adaptar a realidade de cada escola. Os gastos não são dispendiosos, poderão fazer com chamex, papel pardo, microfone, caixa de som, computador, etc. Mecanismos que praticamente todas as escolas já disponibilizam. Cujos resultados são satisfatórios, qualitativo e empolgante aos alunos. Além de incluir conteúdos curriculares nas atividades planejadas.

Um comentário:

  1. Gostei imensamente das atividades que vc desenvolveu durante o curso. Seu Blog ficou muito bacana. Parabéns!! Nesse texto em especial podemos visualizar a infinidade de ferramentas que disponibilizamos para se trabalhar em sala de aula.
    Grato,
    Lucivan Augusto

    ResponderExcluir