sexta-feira, 20 de abril de 2012



CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Ao ouvir o vocábulo “hipertextos” parece algo difícil e amplo, mas, ao conceituar este léxico, torna fácil compreensão e amplo em relação a acervos e importância. Hipertextos nada mais são o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). Segundo Koch (Ibdi., p. 63), o hipertexto é “um suporte linguístico- semiótico”. É uma escritura multilinear e multissequencial, que remete o leitor virtual a várias direções dentro de um texto. De acordo com a mesma autora (id), o hipertexto “é também uma forma de estruturação textual que faz do leitor, simultaneamente, um coautor do texto, oferecendo-lhe a possibilidade de opção entre caminhos diversificados, de modo a permitir diferentes níveis de desenvolvimento e aprofundamento de um tema”. (http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais Hipertexto- 2010/ Aline- Renée- Benigno & Reginaldo-Amorim & Roziane-Keila Grando&Sebastiao-Sales.pdf)
Os hipertextos influenciam significadamente ao professor como colaborador/mediador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Quanto leitor (professor/aluno) de hipertextos está em um papel de aquisição de conhecimentos, adquirindo conhecimentos novos e até mesmo podendo acrescentar suas experiências e aprendizagens pessoais, contribuindo para os hipertextos.
Este mecanismo tecnológico somente tem facilitado o trabalho e vida de algumas pessoas, especificamente dos professores, como? Assim como as coisas evoluem velozmente, as leis e exigências também. Antes um educador assumiria uma sala de aula com o curso de magistério, sendo que há alguns anos atrás já se exige um nível superior. Levando em conta os profissionais da educação moradores de zona rural, de pouco acesso à cidade, etc. Já criaram faculdades a distância, onde o aluno terá aulas não presenciais, somente por satélite, elaborarão e postarão trabalhos exigidos no site, através de links, vídeos, textos, etc., que resumindo isto, são hipertextos. E resultando, ou seja, facilitando em sua formação em nível superior.
O Mecanismo hipertexto cria ambiente interativo entre o conhecimento e leitor. Segundo Koch, ao considerar a concepção de texto adotada pela Linguística Textual, afirma que “o hipertexto constitui um suporte linguístico semiótico hoje intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais desterritorializadas” (2003: 63).


veja um exemplo de hipertexto no link: http://www.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4

Nenhum comentário:

Postar um comentário