CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Ao ouvir o vocábulo “hipertextos” parece algo
difícil e amplo, mas, ao conceituar este léxico, torna fácil compreensão e
amplo em relação a acervos e importância. Hipertextos nada mais são “o
termo que remete a um texto em formato digital,
ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos,
palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks,
ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones
gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou
complementam o texto principal.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).
Segundo Koch (Ibdi., p. 63), o hipertexto é “um suporte linguístico- semiótico”.
É uma escritura multilinear e multissequencial, que remete o leitor virtual a
várias direções dentro de um texto. De acordo com a mesma autora (id), o
hipertexto “é também uma forma de estruturação textual que faz do leitor,
simultaneamente, um coautor do texto, oferecendo-lhe a possibilidade de opção
entre caminhos diversificados, de modo a permitir diferentes níveis de
desenvolvimento e aprofundamento de um tema”. (http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais
Hipertexto- 2010/ Aline- Renée- Benigno & Reginaldo-Amorim &
Roziane-Keila Grando&Sebastiao-Sales.pdf)
Os
hipertextos influenciam significadamente ao professor como colaborador/mediador
no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Quanto leitor
(professor/aluno) de hipertextos está em um papel de aquisição de
conhecimentos, adquirindo conhecimentos novos e até mesmo podendo acrescentar
suas experiências e aprendizagens pessoais, contribuindo para os hipertextos.
Este
mecanismo tecnológico somente tem facilitado o trabalho e vida de algumas
pessoas, especificamente dos professores, como? Assim como as coisas evoluem
velozmente, as leis e exigências também. Antes um educador assumiria uma sala
de aula com o curso de magistério, sendo que há alguns anos atrás já se exige
um nível superior. Levando em conta os profissionais da educação moradores de
zona rural, de pouco acesso à cidade, etc. Já criaram faculdades a distância,
onde o aluno terá aulas não presenciais, somente por satélite, elaborarão e
postarão trabalhos exigidos no site, através de links, vídeos, textos, etc.,
que resumindo isto, são hipertextos. E resultando, ou seja, facilitando em sua
formação em nível superior.
O Mecanismo hipertexto cria ambiente interativo
entre o conhecimento e leitor. Segundo Koch, ao considerar a concepção de texto
adotada pela Linguística Textual, afirma que “o hipertexto constitui um suporte
linguístico semiótico hoje intensamente utilizado para estabelecer interações
virtuais desterritorializadas” (2003: 63).
veja um exemplo de hipertexto no link: http://www.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4
Nenhum comentário:
Postar um comentário