sexta-feira, 20 de abril de 2012


Desde os primórdios históricos, as pessoas registravam fatos, informações, imagens, pensamentos, etc. Vou ainda antes desde a pré-história, segundo crenças dos evolucionistas, os primitivos retratavam suas experiências em cavernas, através de desenhos, escritas, etc., creio que estas  anotações, não eram denominadas por “ hipertextos”, é uma nomeação nova, apesar das práticas a muitos anos. A acessibilidade destes registros era disponível nos acervos, onde quem pegasse um material para leitura, transcreviam suas ideias nas margens de livros, revistas, artigos, etc., complementando as outras, se já existentes.
Fazendo uma inter-relação com a história podemos perceber que os hipertextos surgiram no momento da reforma protestante, movimento este, histórico do século XVI, em que muitos cristãos morreram por terem acesso à bíblia e leitura da mesma, já que era acessada somente por padres e outros cardeais. Esse fato coincide com o século do surgimento de hipertextos que foi em meados do século XVI e XVII, a partir das anotações em manuscritos e marginalia.
Esta palavra hipertextos particularmente para meus conhecimentos é nova. Talvez por pouco e rápido acesso a internet. Ao conhecer sobre a temática em questão, pude ampliar meus conhecimentos não só tecnológicos como conteúdista. Os links facilitaram minha pesquisa, não nos perdi mesmos já que tenho conhecimento do básico de informática, acho que isso facilita. Particularmente não encontrei coisas inesperadas em minha pesquisa, e sim curiosas, pude encontrar e ler alguns trabalhos postados de outros cursistas (eproinfo) deste mesmo módulo, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Fiz a leitura de vários sites disponibilizados a este tema, cada um com informações diferentes, mas, teoricamente a mesma conceituação.


“ Os estímulos do virtual instigam no pensamento uma maneira diferente de assimilação, cujas características visíveis são: mais rapidez na leitura e visualização textual; maior capacidade de dar atenção a uma diversidade de opções ao mesmo tempo, percepção aguçada para seleção de informação, uso da imagem como referencial e a visualização do texto é visualizado como imagem e não como texto.” (Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, p.13)

 tecnologias digitais interativas, p.13)

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