Desde
os primórdios históricos, as pessoas registravam fatos, informações, imagens,
pensamentos, etc. Vou ainda antes desde a pré-história, segundo crenças dos
evolucionistas, os primitivos retratavam suas experiências em cavernas, através
de desenhos, escritas, etc., creio que estas anotações, não eram denominadas por “
hipertextos”, é uma nomeação nova, apesar das práticas a muitos anos. A
acessibilidade destes registros era disponível nos acervos, onde quem pegasse
um material para leitura, transcreviam suas ideias nas margens de livros,
revistas, artigos, etc., complementando as outras, se já existentes.
Fazendo
uma inter-relação com a história podemos perceber que os hipertextos surgiram
no momento da reforma protestante, movimento este, histórico do século XVI, em
que muitos cristãos morreram por terem acesso à bíblia e leitura da mesma, já
que era acessada somente por padres e outros cardeais. Esse fato coincide com o
século do surgimento de hipertextos que foi em meados do século XVI e XVII, a
partir das anotações em manuscritos e marginalia.
Esta
palavra hipertextos particularmente para meus conhecimentos é nova. Talvez por
pouco e rápido acesso a internet. Ao conhecer sobre a temática em questão, pude
ampliar meus conhecimentos não só tecnológicos como conteúdista. Os links
facilitaram minha pesquisa, não nos perdi mesmos já que tenho conhecimento do
básico de informática, acho que isso facilita. Particularmente não encontrei
coisas inesperadas em minha pesquisa, e sim curiosas, pude encontrar e ler
alguns trabalhos postados de outros cursistas (eproinfo) deste mesmo módulo,
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Fiz a leitura de
vários sites disponibilizados a este tema, cada um com informações diferentes,
mas, teoricamente a mesma conceituação.
“ Os estímulos do virtual instigam no pensamento uma
maneira diferente de assimilação, cujas características visíveis são: mais
rapidez na leitura e visualização textual; maior capacidade de dar atenção a
uma diversidade de opções ao mesmo tempo, percepção aguçada para seleção de
informação, uso da imagem como referencial e a visualização do texto é
visualizado como imagem e não como texto.” (Estilos de aprendizagem no contexto
educativo de uso das tecnologias digitais interativas, p.13)
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