sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sustentabilidade - O lixo.


Experiências com o gênero Hipertextos

                                                    Experiências com o gênero virtual Hipertexto
É muito importante trabalhar na prática com teorias novas e experiências inéditas. O objetivo geral da atividade foi “Utilizar de teorias e práticas para transmitir com competência assuntos e aspectos hipertextuais”. Com esta atividade priorizei algumas habilidades que possivelmente seria apreendidas a partir do plano de aula, as habilidades são: Conhecer as características/aspectos de um hipertexto, saber produzir um vídeo em que apresente alguns aspectos hipertextuais e refletir sobre a influência e importância de hipertextos no ensino e aprendizagem. A turma que priorizei meu trabalho foi o 1º ano do Ensino Médio, pois, já são alunos com experiências virtuais, em que acessam a blogs, Msn, Facebook, etc. Até porque os mesmos devido ao acesso virtual conseguiriam captar as características do gênero em estudo. A atividade atingiu os objetivos, pois todos os alunos participaram com interesse e envolveram de modo significativo ao proposto.
Ao concluir a sequencia didática desde textos teóricos, vídeos com hipertextos presentes para exemplificar as explicações, etc. Em que  resultaria na produção em grupo de um vídeo com um dos assuntos relacionado ao mundo virtual, por ex.: hackers, poluição digital, roubo bancário virtual, sites de relacionamentos, pesquisas, etc. Selecionar dados sobre o assunto, como textos, vídeos, fotos, etc.  Em que constate a presença de hipertextos.
O interessante é que quando é uma tecnologia atualizada, e a atividade com tema que chamam a atenção/curiosidade dos educandos, eles empenharam e usaram de criatividade para a execução do trabalho proposto.
No mundo acelerado tecnologicamente em que vivemos, nós enquanto professores devemos planejar nossas aulas de maneira atrativa e atualizada ao meio em que nossos alunos convivem. A atividade descrita acima foi de suma importância para a aprendizagem dos alunos e a minha particularmente, além de ensinar pude aprender muito com experiências e conhecimentos dos meus alunos.



Referencias dos materiais teóricos expostos aos alunos para exemplificar o gênero virtual.

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/index.html?codpessoa=462014&nome=ALESSANDRA%20FERREIRA%20DE%20MORAES&caminho=webfolio/Mod86886/

http://alessandraferreiramoraes.blogspot.com.br/

HTTP://www.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4

http://www.youtube.com/watch?v=iphEbL4KS2o

http://www.youtube.com/watch?v=QmRtkveG56w

http://www.youtube.com/watch?v=q0g1zWxvO7U