sexta-feira, 20 de abril de 2012



CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Ao ouvir o vocábulo “hipertextos” parece algo difícil e amplo, mas, ao conceituar este léxico, torna fácil compreensão e amplo em relação a acervos e importância. Hipertextos nada mais são o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). Segundo Koch (Ibdi., p. 63), o hipertexto é “um suporte linguístico- semiótico”. É uma escritura multilinear e multissequencial, que remete o leitor virtual a várias direções dentro de um texto. De acordo com a mesma autora (id), o hipertexto “é também uma forma de estruturação textual que faz do leitor, simultaneamente, um coautor do texto, oferecendo-lhe a possibilidade de opção entre caminhos diversificados, de modo a permitir diferentes níveis de desenvolvimento e aprofundamento de um tema”. (http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais Hipertexto- 2010/ Aline- Renée- Benigno & Reginaldo-Amorim & Roziane-Keila Grando&Sebastiao-Sales.pdf)
Os hipertextos influenciam significadamente ao professor como colaborador/mediador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Quanto leitor (professor/aluno) de hipertextos está em um papel de aquisição de conhecimentos, adquirindo conhecimentos novos e até mesmo podendo acrescentar suas experiências e aprendizagens pessoais, contribuindo para os hipertextos.
Este mecanismo tecnológico somente tem facilitado o trabalho e vida de algumas pessoas, especificamente dos professores, como? Assim como as coisas evoluem velozmente, as leis e exigências também. Antes um educador assumiria uma sala de aula com o curso de magistério, sendo que há alguns anos atrás já se exige um nível superior. Levando em conta os profissionais da educação moradores de zona rural, de pouco acesso à cidade, etc. Já criaram faculdades a distância, onde o aluno terá aulas não presenciais, somente por satélite, elaborarão e postarão trabalhos exigidos no site, através de links, vídeos, textos, etc., que resumindo isto, são hipertextos. E resultando, ou seja, facilitando em sua formação em nível superior.
O Mecanismo hipertexto cria ambiente interativo entre o conhecimento e leitor. Segundo Koch, ao considerar a concepção de texto adotada pela Linguística Textual, afirma que “o hipertexto constitui um suporte linguístico semiótico hoje intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais desterritorializadas” (2003: 63).


veja um exemplo de hipertexto no link: http://www.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4
                                      "Dia de refletir sobre nossos heróis brasileiros: Os Ìndios"




História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


                Noticias sobre uma faculdade em MT em que os índios fazem curso superior, veja o link.

                         http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html?idEdicao=76&x=22&y=6

Desde os primórdios históricos, as pessoas registravam fatos, informações, imagens, pensamentos, etc. Vou ainda antes desde a pré-história, segundo crenças dos evolucionistas, os primitivos retratavam suas experiências em cavernas, através de desenhos, escritas, etc., creio que estas  anotações, não eram denominadas por “ hipertextos”, é uma nomeação nova, apesar das práticas a muitos anos. A acessibilidade destes registros era disponível nos acervos, onde quem pegasse um material para leitura, transcreviam suas ideias nas margens de livros, revistas, artigos, etc., complementando as outras, se já existentes.
Fazendo uma inter-relação com a história podemos perceber que os hipertextos surgiram no momento da reforma protestante, movimento este, histórico do século XVI, em que muitos cristãos morreram por terem acesso à bíblia e leitura da mesma, já que era acessada somente por padres e outros cardeais. Esse fato coincide com o século do surgimento de hipertextos que foi em meados do século XVI e XVII, a partir das anotações em manuscritos e marginalia.
Esta palavra hipertextos particularmente para meus conhecimentos é nova. Talvez por pouco e rápido acesso a internet. Ao conhecer sobre a temática em questão, pude ampliar meus conhecimentos não só tecnológicos como conteúdista. Os links facilitaram minha pesquisa, não nos perdi mesmos já que tenho conhecimento do básico de informática, acho que isso facilita. Particularmente não encontrei coisas inesperadas em minha pesquisa, e sim curiosas, pude encontrar e ler alguns trabalhos postados de outros cursistas (eproinfo) deste mesmo módulo, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Fiz a leitura de vários sites disponibilizados a este tema, cada um com informações diferentes, mas, teoricamente a mesma conceituação.


“ Os estímulos do virtual instigam no pensamento uma maneira diferente de assimilação, cujas características visíveis são: mais rapidez na leitura e visualização textual; maior capacidade de dar atenção a uma diversidade de opções ao mesmo tempo, percepção aguçada para seleção de informação, uso da imagem como referencial e a visualização do texto é visualizado como imagem e não como texto.” (Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, p.13)

 tecnologias digitais interativas, p.13)